Acesso à Informação
Participação Social

Nesta seção, são divulgadas informações referentes à realização de audiências públicas ou outras formas de incentivo à participação popular.

A Ouvidoria do Banco da Amazônia foi implantada em Outubro de 2007, em atendimento à Resolução 3.477 de 26/07/2007 do Conselho Monetário Nacional. Atualmente as regras de funcionamento estão regidas pela Resolução CMN 4.433 de 23/07/2015. Tem como  atribuição principal: registrar e dar tratamento formal às reclamações, denúncias, sugestões e  elogios; de clientes e usuários de produtos e serviços oferecidos pela instituição.

As denúncias são recebidas e encaminhadas às áreas responsáveis para tratamento e apuração, sendo resguardados os direitos de reserva de identidade (sigilo nos dados) ou anonimato do demandante. A Ouvidoria, vinculada à Presidência, garante a segurança das informações e tem como princípios: a ética, independência, imparcialidade e isenção.

Para as reclamações, os clientes/usuários deverão inicialmente, procurar a unidade onde ocorreu o fato e tratar o assunto com um dos nossos Gerentes de Relacionamento, a fim de verificar e resolver a situação. Caso não haja uma solução, os clientes/usuários poderão registrar uma reclamação junto ao SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor, através do número 0800 727 7228, onde será fornecido um número de protocolo. O SAC entrará em contato em até 05 dias úteis, com posicionamento sobre as medidas adotadas.

Caso não considere o posicionamento satisfatório, o cliente/usuário poderá registrar reclamação na Ouvidoria, mediante o número de protocolo  fornecido pelo SAC, pelos seguintes canais de atendimento:

- Via telefone (0800 722 2171);

- Através deste site

- Pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

- Atendimentos presenciais agendados;

- Via correios, para o endereço: Av. Presidente Vargas, 800, Campina, Belém-PA, CEP: 66.017-901.

A Ouvidoria como um canal de atendimento de última instância, deverá atuar de forma transparente, imparcial e com agilidade na busca da solução que atenda aos interesses individuais e/ou coletivos.

Se desejar abrir uma ocorrência na Ouvidoria, clique aqui e preencha o formulário disponível.

O Atendimento para as pessoas com deficiência auditiva ou de fala, será feito exclusivamente através do telefone 0800 721 18 88.

Horário de funcionamento: de Segunda a Sexta (exceto feriados), das 8h às 18h.

Links úteis:

Código de Defesa do Consumidor

Resolução CMN 4433/2015

Resolução CMN 3694/2009

Resolução CMN 3503/2010

Ouvidoria do Banco Central

Até o momento, o Banco da Amazônia não possui nenhuma audiência ou consulta pública em andamento.

Conferências

O Banco da Amazônia não realizou, até o momento, nenhuma conferência.

Outras ações

O Banco da Amazônia não realizou, até o momento, outras ações de participação social..

Conselho de Administração

Indicados pelo Ministro da Fazenda:

Carlos Augusto Moreira Araújo (Presidente)
Ivandré Montiel da Silva
Valdecir José de Souza Tose

Indicado pelo Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão:

Fábio Ribeiro Servo

Representante dos acionistas minoritários:

Alexandre Pedercini Issa

Representante dos empregados:

Wilson Carvalho da Silva Júnior

Membro independente indicado pelo Ministério da Fazenda:

Genival Francisco da Silva  

pdf bt peq - Currículos dos Membros do Conselho de Administração 

Conselho Fiscal

Indicados pelo Ministro da Fazenda:

 

Rogério Gabriel Nogalha de Lima - Titular (Presidente)

André Luiz Valente Mayrink - Suplente


Indicados pelo Tesouro Nacional:


Antonio Leonardo Silva Lindoso - Titular

Daniel de Saboia Xavier - Suplente

Márcia Ribeiro Abreu - Titular

Pedro Ivo Ferreira de Souza Júnior - Suplente

Representante dos Acionistas Minoritários


Penha Maria Barroso Aguiar - Titular

Paulo Mauger - Suplente

 

Currículo dos Membros do Conselho Fiscal

Comitê Estratégico de Riscos e Capital

Comitê Estratégico de Riscos e de Capital

Indicados pelo Conselho de Administração:

- Ivandré Montiel da Silva

- Fábio Ribeiro Servo

Compete ao Comitê:

a) assessorar o Conselho de Administração na gestão de riscos e de capital, proporcionando ao Colegiado uma visão abrangente e integrada dos riscos e seus impactos;

b) avaliar os níveis de apetite por riscos fixados na Declaração de Apetite e Tolerância a Riscos e as estratégias para o seu gerenciamento, considerando os riscos individualmente e de forma integrada;

c) supervisionar a atuação e o desempenho do Diretor de Controle e Riscos;

d) supervisionar a observância, pela Diretoria Executiva do Banco, dos termos da Declaração de Apetite e Tolerância a Riscos;

e) supervisionar o cumprimento das políticas relacionadas à gestão de riscos e de capital;

f) avaliar propostas de revisão da Declaração de Apetite e Tolerância a Riscos e do Plano de Capital;

g) avaliar o grau de aderência dos processos da estrutura de gerenciamento de riscos às políticas relacionadas à gestão de riscos e de capital;

h) avaliar propostas de criação e revisão de políticas relacionadas à gestão de riscos e de capital;

i) apresentar, com periodicidade mínima anual, avaliação ao Conselho de Administração sobre políticas, estratégias e limites de gerenciamento de riscos e de capital, programa de teste de estresse, política de continuidade de negócios, planos de contingência de capital e liquidez e plano de capital;

j) avaliar e propor recomendações, com periodicidade mínima anual, ao Conselho de Administração, quando necessário, acerca:

- das políticas, as estratégias e os limites de gerenciamento de riscos;

- das políticas e as estratégias de gerenciamento de capital, que estabeleçam procedimentos destinados a manter o Patrimônio de Referência (PR), o Nível I e o Capital Principal, de que trata a Resolução nº 4.192, de 1º de março de 2013, em níveis compatíveis com riscos incorridos;

- do programa de testes de estresse, conforme norma vigente;

- das políticas e as estratégias para a gestão de continuidade de negócios;

- do Plano de Contingência de Liquidez; e

- do Plano de Capital e o Plano de Contingência de Capital.

k) posicionar, no mínimo trimestralmente e por meio de reuniões, o Conselho de Administração sobre as atividades do Comitê;

l) compartilhar com o Comitê de Auditoria os assuntos que possam subsidiar as análises e elaboração do Reltório do Comitê de Auditoria;

m) manter o Conselho de Administração informado e atualizado acerca das normas, regulamentações e recomendações vigentes e praticadas no mercado, inclusive em relação às normas que venham a ser criadas e impactem as atividades do Banco, no que se refere a risco e capital;

n) desenvolver outras atividades inerentes a sua competência e/ou determinadas pelo Conselho de Administração;

o) sugerir alterações ao Regimento Interno do Comitê, submetendo-as à deliberação do Conselho de Administração;

p) tomar conhecimento dos trabalhos executados pelas auditorias interna e externa pertinentes à gestão de riscos e de capital e dos seus resultados; e

q) posicionar regularmente o Conselho de Administração sobre as atividades do Comitê.

O Comitê deve elaborar, com periodicidade anual, no prazo de noventa dias, relativamente à data base de 31 de dezembro, documento denominado “Relatório do Comitê de Riscos e de Capital”, contendo, no mínimo, as seguintes informações:

a) descrição de sua composição;

b) relato das atividades exercidas no período;

c) principais medidas adotadas para garantir o cumprimento das políticas relacionadas à gestão de riscos e de capital; e

d) descrição das modificações nas políticas relacionadas à gestão de riscos e de capital realizadas no período e suas implicações para o Banco e seus stakeholders.


Responsabilidades

Os membros do Comitê estarão sujeitos aos mesmos deveres e responsabilidades legais dos administradores, nos termos do art. 160 da Lei nº 6.404/1976, neles incluído o dever de informar ao Conselho de Administração a existência de eventual conflito de interesses (Art. 15 do Regimento Interno do Comitê).

a) Na hipótese de ser constatado conflito de interesses ou interesse particular de um dos membros do Comitê em relação a determinado assunto a ser decidido, é dever do próprio membro do Comitê comunicar, tempestivamente, tal fato aos demais membros (§1º do Regimento Interno do Comitê).

b) Caso algum membro do Comitê, que possa ter um potencial benefício particular ou conflito de interesses com alguma decisão a ser tomada, não manifeste seu benefício ou conflito de interesses, qualquer outro membro do Comitê que tenha conhecimento da situação poderá fazê-lo. A não manifestação voluntária daquele membro será considerada uma violação ao Regimento Interno do Comitê, caso os referidos benefícios particulares ou conflito de interesses venham a se confirmar (§2º do Regimento Interno do Comitê).

c) Tão logo identificado o conflito de interesses ou benefício particular, a pessoa envolvida afastar-se-á das discussões e deliberações, devendo retirar-se temporariamente da reunião até o encerramento do assunto (§3º do Regimento Interno do Comitê).

d) A manifestação da situação de conflito de interesses ou benefício particular conforme descrito no art. 15 do Regimento Interno do Comitê, conforme o caso, e a subsequente incidência do disposto no item c), acima, deverão constar da ata da reunião (§4º do Regimento Interno do Comitê).

- Aplica-se aos membros do Comitê o disposto no Código de Ética, a Política de Segurança Corporativa e a Política de Divulgação e Uso de Informações Relevantes, bem como disposto em todas as demais políticas e normas internas e regulamentação externa aplicável.


Comitê de Auditoria

Comitê de Auditoria

  1.  Wagner Ormanes - Coordenador

  2.  Carlito Silvério Ludwig

  3.  Clenio Severio Teribele

Em atendimento à Resolução CMN 3.198/2004, o Banco da Amazônia disponibiliza este canal para que você possa enviar informações sobre:

- descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis ao Banco da Amazônia

- irregularidades relacionadas aos controles, práticas contábeis, auditoria interna e auditoria externa.

- indícios de fraude.

Sua mensagem será encaminhada diretamente ao Comitê de Auditoria – COAUD,   que possui atuação independente para as atribuições e encargos previstos na legislação e no Estatuto Social do Banco.

Serão  garantidas a confidencialidade e imparcialidade na análise de sua informação.

Se solicitada, sua identidade será protegida.

CONTATO

  •    Av. Presidente Vargas 800

  •    Telefone (Geral): 4008-3888
       

  • Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

       - Telefone: 0800-727 72 28   
       - Telefone: 0800-721 18 88


    Ouvidoria:   
    - Telefone: 0800 722 21 71

    Help Desk do Amazônia Online   
    - Telefone: 0800 280 3595

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