Segurança da Informação

Medidas de Segurança

Cuidado com as tentativas de fraude.

O Banco da Amazônia não autoriza empresas ou representantes a realizarem empréstimos, financiamentos ou negociação de dívidas em nome do Banco. Esses procedimentos são realizados, exclusivamente, em nossas agências.

O Banco da Amazônia também não solicita via telefone, e-mail ou sms dados pessoais ou senhas dos seus clientes. Em caso de dúvidas, entre em contato com a sua agência e/ou gerente de relacionamento. Você também pode ligar para o Serviço de atendimento ao cliente (SAC) 0800 727 7228.



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Vídeo Dicas de Segurança

 

Sempre desconfie de mensagens (e-mail, sms, whastapp ) com conteúdo duvidoso, não comum, como por exemplo: pedidos de socorro, ofertas imperdíveis de produtos e serviços, ofertas de ganho de dinheiro de forma rápida e fácil, premiações ou heranças inesperadas.



Você já ouviu falar em Phishing ?

Phishing é o termo criado para descrever um tipo de fraude que ocorre através do envio de mensagem (e-mail, sms, whastapp) não solicitada que se assemelha a uma comunicação oficial de alguma instituição ou empresa conhecida. Pode vir em forma de uma promoção imperdível ou parceria. Tal mensagem tenta induzir o acesso a páginas falsas na Internet, projetadas para roubar dados pessoais e financeiros dos usuários.

A palavra phishing (de “fishing”) vem de uma analogia criada pelos fraudadores, onde “iscas” (e-mails) são usadas para “pescar” senhas e dados financeiros de usuários da Internet.

phishing é um dos ataques mais corriqueiros na Internet, pois se trata de um golpe relativamente fácil de ser aplicado e atinge vários usuários ao mesmo tempo. Basta o usuário clicar em um link malicioso para ter dados pessoais roubados, como senhas de banco ou número do cartão de credito, e dependendo do tipo, até espalhar vírus e trojans à lista de contatos do celular ou redes sociais.

Um exemplo clássico: o usuário recebe uma mensagem dizendo que seus dados precisam ser atualizados, pois a conta bancária pode ser desativada.

Se o destinatário não percebe que se trata de um golpe, ele pode acabar clicando no link que leva a um endereço fraudulento. A partir desse momento, tudo que é digitado passa a ser coletado pelos criminosos cibernéticos. As mensagens podem chegar também no celular, através de sms ou aplicativo WhatsApp.

 

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Vídeo da Campanha Cuidado onde Clica

 

Atenção com as compras pela Internet

É direito do consumidor ter acesso às informações sobre a empresa (loja online) com quem está negociando. O site deve conter o nome empresarial e número de inscrição do fornecedor (CPF ou CNPJ), além do endereço físico e eletrônico e demais informações necessárias para sua localização e contato. É recomendado ligar para confirmar todos os dados.

Avalie o histórico do fornecedor antes de efetuar uma compra online. Verifique depoimentos, reclamações e a reputação da empresa. Utilize os serviços oferecidos na Internet apenas em sites de instituições confiáveis e idôneas.

A segurança deve ser um dos pilares das transações eletrônicas, por isso é obrigação do fornecedor utilizar mecanismos de segurança eficazes para pagamento e para tratamento de dados do consumidor.

Siga as dicas de segurança:

- Mantenha sempre um software antivírus instalado e atualizado no computador que você utiliza para realizar as suas transações bancárias e compras online.

- Não realize compras online ou qualquer tipo de transação bancária em redes Wi-Fi públicas, muito menos em computadores públicos (Cybercafés, Lan House, universidades, colégios e etc)

- Verifique a política de privacidade da empresa (loja online). Uma boa forma de conquistar a confiança e ao mesmo tempo demonstrar a credibilidade e a transparência da empresa é através de uma eficiente política de privacidade. Uma política que seja visível para todos e que consiga explicar de forma clara e objetiva quais são as informações que estão sendo coletadas no endereço que está sendo visitado por você, cliente.

- Use o bom senso ao navegar pela internet. Não adianta ter programas de proteção instalados e atualizados, e não tomar cuidado.


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Vídeo da Campanha Segurança nas compras pela internet

 

Segurança em dispositivos móveis

Dispositivos móveis, como tablets, smartphones e celulares têm se tornado cada vez mais populares e capazes de executar praticamente todas das ações realizadas em computadores pessoais, como navegação Web, Internet Banking e acesso a e-mails e redes sociais. Infelizmente, as semelhanças não se restringem apenas às funcionalidades apresentadas, elas também incluem os riscos de uso.

Bloqueio com senha:

Para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso à sua lista de contatos, fotos, apps, e-mails, é importante bloquear o aparelho com uma senha. Com essa simples ação, você cria uma camada de segurança em caso de perda do seu aparelho.

Para que não seja possível o acesso a pessoas não autorizadas, é de grande importância que você tenha alguns cuidados básicos com as senhas:

  • Não compartilhe suas senhas com outras pessoas. Você estará possibilitando a elas se passarem por você.
  • Memorize sua senha. Nunca escreva senhas em papel e nem salve em arquivos de texto no computador.
  • Certifique-se de que você não está sendo observado ao digitar a sua senha.
  • Evite utilizar como senha alguma informação pessoal, como datas de aniversário, números de documentos, números de telefone, etc;
  • Evite utilizar sequências numéricas ou algarismos repetidos.

Evitar Wi-Fi público:

Apesar dos Smartphones nos manter conectados enquanto estamos em um restaurante ou estádio de futebol, os cibercriminosos podem interceptar e controlar facilmente toda a informação que está sendo enviada por meio das redes públicas de Wi-Fi, o que pode incluir o número da sua conta do banco ou cartão de crédito.

Além de ter uma senha, como primeira camada de proteção em seu celular, evite utilizar redes públicas de Wi-Fi e desabilite a conexão Wi-Fi do Smartphone quando estiver longe da sua rede doméstica.

A maioria dos Smartphones tentará se conectar automaticamente quando detectam um sinal de Wi-Fi público, então desabilitar esse recurso manterá os dados do seu celular seguro.

Proteja seus dispositivos

Todo dispositivo móvel é utilizado para se conectar à internet e deve ter um software de segurança instalado e atualizado.

Atualize também o sistema operacional sempre que o fornecedor publicar correções de segurança ou versões. Isto eliminará vulnerabilidades descobertas pelo fabricante.

Os vírus podem ser transmitidos por e-mail, pela simples navegação na internet, pelo compartilhamento de arquivos e até por aplicativos de mensagens e páginas de redes sociais.

Cuidado ao baixar apps

Crianças muitas vezes utilizam os dispositivos para se distraírem e baixam jogos que, aparentemente, são inofensivos para passar o tempo.
Porém, muitas vezes esse o aplicativo pode ter sido baixado de uma loja não oficial. Para se proteger, apenas faça download de fontes confiáveis, como a Apple App Store e Google Play.

Além disso, você também pode instalar aplicativos de segurança com controle parental, que te ajudarão a gerenciar as atividades dos seus filhos na internet.

Seja cauteloso

As fraudes online podem aparecer de vários jeitos, por meio de e-mails ou redes sociais, e as vezes pedem dados pessoais. Por isso, nunca baixe arquivos estranhos ou clique em links suspeitos, além de nunca acreditar em mensagens com erros de português.

Outra dica importante é checar o endereço que te enviou o e-mail também uma dica importante.

Se você acha que a mensagem que recebeu é real, cheque a informação. Expressões como “seu e-mail foi selecionado” ou “seu e-mail ganhou” são sinais de que a mensagem é uma fraude.

Em caso de perda ou roubo

Instale dispositivo que permita rastrear e/ou bloquear seu aparelho remotamente e informe a operadora responsável. Caso haja dados e senhas profissionais armazenadas nele, avise também a empresa onde você trabalha. Assim que der falta do equipamento, altere senhas faça também o bloqueio de serviços e aplicativos.

Por fim, quando for trocar de aparelho, apague todas as informações nele contidas e restaure a opções de fábrica.

 

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Vídeo Dicas de Segurança para Dispositivo Móvel

 

 Uso seguro de Caixas eletrônicos

Ao utilizar as comodidades dos caixas eletrônicos, siga alguns cuidados básicos de segurança:

- Fique sempre atento ao posicionamento de pessoas próximas ao caixa eletrônico. Em caso de qualquer suspeita, em agências, comunique aos vigilantes ou funcionários; em locais públicos, retorne em outro momento.

- Mantenha-se bem junto ao teclado para evitar que sua senha possa ser vista. Exija que sua privacidade seja preservada, respeitando os limites das faixas.

- Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar, nem escolha a data de nascimento nem repita o mesmo número várias vezes, como senha de seu cartão, que deve ser mantida em sigilo absoluto

- Utilize caixas eletrônicos instalados em locais de grande movimentação de pessoas, em ambientes internos, com a presença de vigilantes;

- Dê preferência a utilizá-los durante o dia, no horário comercial. Se não for possível, vá sempre acompanhado;

- Nunca abandone o caixa eletrônico antes da conclusão da operação;

- Não aceite a ajuda de pessoas estranhas. Fique alerta à aproximação de estranhos, quando estiver operando o sistema. Os golpistas visam, de preferência, pessoas mais idosas ou aquelas que apresentam dificuldades em lidar com equipamentos eletrônicos.

- Tome um cuidado especial com esbarrões aparentemente acidentais, que o façam temporariamente perder de vista seu cartão magnético, e não saia da agência antes de se certificar que o cartão que lhe foi devolvido realmente é o seu.

 

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Vídeo Segurança nos Caixas Eletrônicos

 Boas práticas no uso de Redes Sociais

Conheça algumas boas práticas que vão ajudar na utilização segura das redes sociais:

- Obedeça à legislação vigente. Você poderá responder juridicamente por suas postagens, caso não respeite as leis, como não respeitar os direitos autorais, publicar textos difamatórios ou ofensivos, promover a discriminação e o preconceito.

- Personalize as opções de privacidade das ferramentas que você utiliza. Limite a visualização de suas informações pessoais.

- Cuidado com o que você publica na rede. Fotos e mensagens podem ser apagadas, mas isso não significa que elas desaparecerão da rede.

- Evite publicar sobre o cotidiano de sua família, horários particulares, onde estará, data de nascimento, endereço residencial, número de telefone. Muitos golpes são planejados com as informações encontradas na rede.

- Duvide das mensagens incomuns que você recebe. Muitos criminosos usam contas invadidas para enviar mensagens, como pedidos urgentes de ajuda financeira ou marcação de encontros em locais suspeitos. Procure sempre confirmar por telefone (ligando) antes de responder a um pedido desse, mesmo sendo seu amigo próximo ou familiar.

- Sempre faça o logoff (clique em "Sair") após a utilização de qualquer rede social em um computador que não seja o seu.