6/6/18 - “Biblioteca do Porto” estará em mostra de fotos na Feira do Livro

Selecionado por meio do Edital Público de Patrocínio 2018 do Banco da Amazônia, o projeto Biblioteca do Porto será a atração desta quarta-feira (6) no estande do Banco da Amazônia da Instituição na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, evento promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura, que vai até o próximo domingo (10), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém do Pará.

Criada em dezembro de 2016 no bairro da Cidade Velha, na capital paraense, a Biblioteca Comunitária do Porto do Sal promove ações socioculturais de incentivo à leitura e à escrita para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, que vivem no entorno do mercado do Porto do Sal. É parte deste trabalho que os visitantes da Feira do Livro poderão conferir. As atividades desenvolvidas na biblioteca serão apresentadas em uma exposição fotográfica e por meio de conversa com os coordenadores do projeto.

 

Apoio do Banco da Amazônia

Com a seleção do projeto Biblioteca do Porto pelo Edital de Patrocínios do Banco da Amazônia, além de o público se beneficiar com a ampliação do horário de atendimento da biblioteca, também participará de festivais de contação de histórias e oficinas socioeducativas.

“Biblioteca do Porto” tem o objetivo de incentivar a leitura e a escrita, em especial das crianças e jovens do entorno da Cidade Velha, na qual muitas destas vivem em situações de risco em função da vulnerabilidade social.

Este projeto já possui 512 livros catalogados. É uma ação voluntária, que vai além dos empréstimos de livros de alta qualidade, todos doados por meio de campanhas nas redes sociais. O projeto possui ações multidisciplinares que partem da leitura e de linguagem artísticas, como o dever de gerar desenvolvimento humano e inclusão social.

Para a coordenadora do projeto, Josianne Dias, é muito gratificante, para a biblioteca, receber o apoio do Banco da Amazônia, pois assim eles poderão potencializar as ações do projeto. “Vamos poder fazer duas amostras de contação de histórias, oito oficinas, sendo uma delas de encadernação artesanal, na qual cada criança vai poder fazer o seu caderno, e o mesmo irá virar um livro de artista, e isso tem uma importância simbólica para cada uma dessas crianças”, relatou a coordenadora.

Atualmente a biblioteca possui 40 usuários que constantemente usufruem dos livros disponíveis. Com o financiamento do Banco, o projeto, também, irá ampliar seu horário de funcionamento, podendo assim mais pessoas poderão desfrutar da biblioteca.

Programação da semana

O estande do Banco da Amazônia ainda terá mais ações culturais nos demais dias da Feia do Livro. No dia 7/6, quinta-feira, haverá uma sessão de autógrafos com o escritor Daniel da Rocha Leite, dos seus livros: a menina Árvore, aguarrás e a história das crianças que plantaram um rio. No dia 9/6, sábado, também, uma sessão de autógrafos com os escritores do livro “Arenas Amazônicas”.

Serviço:

Loca: Hangar – Centro de Convenções da Amazônia

Horário: 10h às 22h

Entrevistados: Josiane Dias – Coordenadora

Telefones: (91) 98822-4580 (Alcilene Costa) / 98758-0816 (Cláudia Águila) / 99161-0812 (Arianne do Vale) / 98197-9733 (Brunno Lobato)