Sustentabilidade

PNDR - Política Nacional de Desenvolvimento Regional

A redução das desigualdades regionais deve ser é um dos objetivos fundamentais a ser alcançada para a obtenção de um desenvolvimento mais equilibrado, sua relevância é tamanha que inclusive consta na Constituição de 1988. O Governo Federal reiterou a determinação constitucional adotando a redução das desigualdades como um dos eixos centrais da estratégia de desenvolvimento do País.

A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) tem o duplo propósito de reduzir as desigualdades regionais e de ativar os potenciais de desenvolvimento das regiões brasileiras. O foco das preocupações incide sobre a dinamização das regiões e a melhor distribuição das atividades produtivas no território.

Política Socioambiental no Crédito

Trata-se da política que orienta os procedimentos da análise de crédito a partir das seguintes diretrizes: (i) Indução - prioriza o apoio financeiro diferenciado à atividades econômicas alinhadas com os preceitos de sustentabilidade; (ii) Salvaguarda - visa orientar os clientes a adotarem tecnologia sustentável, bem como medidas de caráter administrativo e técnico, com o objetivo de introduzir práticas sustentáveis em atividades produtivas obsoletas e predatórias; (iii) Exclusão - veda a concessão de financiamento às atividades econômicas cujas práticas contradizem os valores e princípios da instituição, assim como aquelas proibidas pela legislação vigente.