Programas de Financiamento

1. Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (FNO-PRONAF).

Objetivo

Contribuir na execução do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), apoiando as atividades agropecuárias e não agropecuárias desenvolvidas mediante o emprego direto da força de trabalho do produtor rural e de sua família.



2. Programa de Financiamento do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (FNO-Amazônia Sustentável).

Rural   /   Não Rural

Objetivo

Contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Região Norte, em bases sustentáveis, apoiando os empreendimentos rurais e não rurais, mediante a concessão de financiamentos adequados às reais necessidades dos setores produtivos.



3. Programa de Financiamento em Apoio à Agricultura de Baixo Carbono (FNO-ABC).

Objetivo Geral

Incentivar o uso de técnicas sustentáveis através do financiamento de projetos agropecuários e florestais que contribuam para a redução da emissão de gases de efeito estufa na Região Norte, visando à consolidação de uma economia de baixo consumo de carbono.



4. Programa de Financiamento para Manutenção e Recuperação da Biodiversidade Amazônia (FNO-Biodiversidade).

Objetivo Geral

Promover, induzir e apoiar a recuperação e a conservação da biodiversidade da Amazônia, através da concessão de financiamentos a empreendimentos que privilegiem o uso de boas práticas produtivas e sustentáveis.



5. Programa de Financiamento às Micro e Pequenas Empresas e aos Microempreendedores Individuais (FNO-MPEI).

Objetivo Geral

Contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Região Norte, em bases sustentáveis, proporcionando financiamentos às micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais para implantação, ampliação, diversificação, modernização, reforma e relocalização de empreendimentos, induzindo e apoiando a inovação, o aumento da competitividade e as melhores práticas produtivas, visando o fortalecimento e a expansão do segmento, como também potencializar suas atividades econômicas em áreas urbanas, propiciando produção e serviços às populações locais e bem-estar as suas famílias e empregados.



6. Programa de Financiamento Estudantil (FNO - FIES). 

Objetivo

Diminuir as desigualdades regionais e prover o mercado com mão de obra qualificada para atendimento da demanda do setor produtivo da Região, atendendo às carências efetivas ou potenciais do mercado de trabalho e considerando as vocações produtivas regionais e locais, nos termos da Lei nº 10.260/2001, atualizada pela Lei nº 13.530/2017.